Departamento de Educação - entrada Vista lateral do Departamento de Educação Secretaria do Departamento de Educação Sala de Defesa da Pós-Graduação Biblioteca Setorial

Endereço

Departamento de Educação
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2415 / 1664
Fax.: +55 (31) 3899-2022
E-mail: dpe@ufv.br

Breve Histórico

A história do Departamento de Educação e do curso de Pedagogia da UFV tem seus marcos iniciais na Escola Superior de Economia Doméstica, que em sua criação, em 1954, era composta pelos Departamentos de Nutrição, Vestuário, Decoração, Puericultura, Arte e Recreação, Educação, Psicologia e Sociologia.
Foi no Departamento de Educação da Escola Superior de Economia Doméstica que o curso de Pedagogia foi criado e começou a funcionar em 1972 como um curso noturno.  Ele surge tanto com objetivo de oferecer a formação no ensino superior quanto de atender à necessidade de complementação pedagógica de professores em exercício, por exigência da Lei nº. 5692/71.  A opção pelo período noturno deveu-se a uma preocupação instrumental de possibilitar a freqüência dos profissionais de ensino, principalmente de Viçosa e microrregião.
Em 1978, a Escola Superior de Economia Doméstica é transformada em Departamento. O Departamento de Educação passa então a ter nova institucionalidade, se vinculando ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, criado também nesse mesmo ano.
O período entre 1978 e 1981 é decisivo para a consolidação do espaço do Departamento de Educação dentro da UFV, através da renovação do seu quadro docente.  A vinda de novos professores e o investimento em sua capacitação promoveu o crescimento do DPE e do Curso de Pedagogia, no sentido de rever e ampliar conceitos, concepções e posicionamentos teóricos sobre educação, reduzindo o tecnicismo educacional e trazendo novos temas para o debate nos meios acadêmicos.  Muitos desses professores tiveram grande visibilidade e expressão no movimento sindical docente, e por isso também na UFV, na conjuntura da chamada “abertura política”.
A grande maioria dos professores que construíram a história do Departamento de Educação na década de 1980 adere à aposentadoria no início da década de 1990. Esse desligamento em massa aconteceu no bojo do programa governamental que criou novas regras de aposentadoria para o servidor público, mudanças essas que implicavam em perdas financeiras significativas para os docentes.  Dessa forma, o quadro docente do Departamento de Educação foi, praticamente, todo renovado mais uma vez até o ano de 1995.
Diferente do processo de 1978, em que o DPE foi ampliado, na década de 1990 houve um esvaziamento de docentes que teve que ser suprido. Neste sentido, o Departamento foi praticamente re-construído, recomeçando o processo de qualificação de professores, re-orientando as atividades de extensão e praticamente constituindo o campo de pesquisa, que até então tivera pouco investimento. Foi criado Curso de Especialização em Educação (Pós-Graduação Lato-Senso), em 1997 e o curso de Pedagogia passou por duas reformulações curriculares (2000 e 2007). A trajetória do DPE tem sido pela ampliação dos espaços de atividade de extensão (como as do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAD) e da Ludoteca) e pela consolidação dos Grupos de Pesquisa.

27 de setembro de 2007
por Marisa Barletto e Denilson Azevedo


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress